Vamos falar sobre Gestão de Pessoas

20abr, 2019

Por que a Gestão de Pessoas é importante para as empresas?

O que é gestão de pessoas

A gestão de pessoas vai muito além do que imaginamos. Isso porque desde o processo de recrutamento e seleção até uma demissão, por exemplo, são levados em consideração inúmeros pontos que muitas vezes nem passam pela nossa cabeça. São práticas que permitem ao RH desenvolver estratégias para selecionar as habilidades que façam o candidato ser escolhido ou até mesmo a análise de questões que envolvam a permanência ou a demissão dele.

Principais pontos para considerar ao gerir pessoas

  • Participação: é um processo que engloba todos os funcionários da organização, estimulando o trabalho em equipe sem a exclusão de ninguém. Como abre espaço para todos os profissionais darem sua opinião nas questões empresariais, essa prática proporciona o surgimento de novas ideias e soluções que contribuem com a melhoria constante na gestão da companhia.
  • Capacitação: nessa etapa, o funcionário é capacitado, aperfeiçoando suas qualidades por meio de palestras, workshops, cursos e treinamentos. O profissional deve se sentir preparado, confiante e competente para dar o seu melhor em suas funções e isso refletirá em sua produção e rendimento.
  • Envolvimento: com um colaborador participativo e capacitado, é necessário envolvê-lo nos valores e missão da companhia. É o momento de mostrar que o empregado pode vestir a camisa da organização tranquilamente, pois ela está depositando confiança suficiente nele para isso.
  • Desenvolvimento: com todos os setores alinhados pelas etapas anteriores, novos projetos podem ser desenvolvidos e colocados em prática com a ajuda de profissionais participativos, capacitados e envolvidos nos processos e objetivos da instituição. Com funcionários que acreditam em si mesmos, nos colegas e na empresa, será mais fácil reciclar antigas ideias e processos e trabalhar na criação de novos.

    Como conseguir uma boa gerência de pessoas

    A gestão de pessoas tem sido muito valorizada e praticada por grandes organizações, pois elas entenderam a importância de oferecer o suporte necessário aos funcionários para que eles se sintam reconhecidos e, consequentemente, motivados.

  • Feedback regular registrado;
  • Plano de carreira e evolução salarial;
  • Apresentação das metas globais da empresa para todo o quadro de funcionários;
  • Participação dos funcionários na construção dos objetivos da área;
  • Veículos de comunicação desenvolvidos internamente;
  • Disposição da ouvidoria, Recursos Humanos e Gestão de Pessoas para escutar e tentar ajudar os empregados em diversos tipos de problemas;
  • Treinamentos e capacitações para ajudar a sanar possíveis dificuldades e para desenvolver ainda mais os pontos fortes.

    Cuidar dos colaboradores é fundamental
    A gestão de pessoas envolve a formação de todos que constituem a empresa, de modo que suas estratégias voltadas para o ser humano comecem a fazer parte da cultura organizacional. Isso possibilita a criação de um ambiente de trabalho produtivo.

    Até breve!!
    Fabiana Gea Malaguti
    Master Coach e Treinadora

    Informações e sugestões: contato@coachfabianamalaguti.com.br

  • Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    WhatsApp chat