Autoconhecimento, como se conhecer!

31jul, 2019

Como se conhecer melhor e encontrar seu EU interior.

autoconhecimento é uma das habilidades mais importantes para o sucesso de uma pessoa. A forma como você se comporta e responde a situações externas é regida por processos mentais internos e conseguir identificá-los e compreendê-los é essencial para ter uma vida mais saudável e equilibrada.

Especialmente no que diz respeito ao desenvolvimento profissional e em ambientes corporativos, o conceito de autoconhecimento tem se tornado bastante popular. Cada vez mais as pessoas têm buscado por formas de se conhecer melhor e esse processo está passando por um período de valorização e incentivo. Afinal, espera-se que um bom profissional saiba lidar bem com os outros e com o ambiente ao seu redor e, o primeiro passo para isso, é se dar bem consigo mesmo.

O que é autoconhecimento

autoconhecimento é um processo que tem como objetivo identificar padrões de pensamentos e hábitos pessoais e, a partir disso, permitir que o indivíduo consiga melhorar as suas respostas, trabalhar sob pressão e tomar decisões. O autoconhecimento começa dentro da mente e se reflete no exterior, mudando positivamente a forma como uma pessoa percebe o mundo e reage a diferentes situações.

A importância do autoconhecimento

O autoconhecimento, como próprio nome diz, faz com que as pessoas se conheçam, e, a partir disso, tenham consciência sobre o que se passa em sua mente e como isso afeta sua vida. E é por isso que essa prática é tão importante.

Tendo ciência de seus hábitos e pensamentos, é possível identificá-los como bons ou ruins e trabalhar para que eles sejam mais ou menos frequentes e poderosos. Uma pessoa com mais entendimento sobre seu EU interior poderá usar isso para se desenvolver e evoluir – seja na vida amorosa, pessoal, financeira ou profissional.

O autoconhecimento faz com que o ser humano tenha uma vida muito mais saudável e equilibrada e, consequentemente, com que ele seja cada vez mais bem sucedida, principalmente profissionalmente.

Os três níveis do autoconhecimento

Pensamento: tudo aquilo que você pode desenvolver utilizando apenas a sua própria mente.

Expressão: exercícios para avaliar e desenvolver a forma como você se expressa em termos de crenças, valores e atitudes.

Implementação: o que você pode aplicar no mundo e em sua vida para alcançar os objetivos desejados.

Uma excelente forma de se autoconhecer é através da leitura, filmes e músicas. O principal na minha visão é a “leitura”. Eu particularmente consigo perceber minhas emoções com os livros.

Dica 1: Saiba quais são seus valores?

Dica 2: Leve em consideração o que realmente faz sentido para você?

Dica 3: O que você faria se não precisasse de dinheiro?

Dica 4: Pense em suas motivações

Dica 5: Que legado quer deixar no mundo?

Dica 7: Quem você admira e por que?

Crie desafio para você: Para realmente tirar a lista de competências do papel, é preciso criar desafios para cada uma delas, seguindo a lista de priorização que você já fez.Tais desafios devem tirá-lo da sua zona de conforto e realmente exigir que você pratique ativamente aquilo que quer desenvolver.

Com carinho!!
Fabiana Gea Malaguti
Master Coach e Treinadora

Informações e sugestões: contato@coachfabianamalaguti.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WhatsApp chat